Boletim Mulher

 



Dia Internacional da Mulher - 08 de Março





A União dos Vereadores de Pernambuco, através da UVP Mulher, aproveita o dia 08 de março para parabenizar todas as mulheres, em especial as vereadoras e servidoras do Estado. Aquelas que desempenham com disposição e flexibilidade vários papéis ao mesmo tempo, com força e determinação lutam para defender os direitos da população.

Conta-se que a data foi instituída após um incêndio que ocorreu numa fábrica de tecido, no ano de 1857, em Nova York. As operárias estavam em greve por reivindicarem melhores condições de trabalho como a diminuição da carga horária e melhoria de salários. O movimento teria sido finalizado com violência quando a fábrica foi incendiada com as mulheres dentro.

Entretanto, a história é falsa, de fato aconteceu um incêndio em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York, mas foi no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, e vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens. As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas da fábrica associadas à composição do solo e das repartições do local, além da grande quantidade de tecido presente no recinto.

Em 2010, ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca, apoiado pela Internacional Comunista. Nesse evento, sugeriram a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem estipular uma data específica. A proposta era fruto tanto do feminismo, que ascendia naquela época, quanto das correntes revolucionárias de esquerda, como o comunismo e o anarquismo.

No dia 08 de março de 1917, na Rússia, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve e reivindicaram a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Essa data entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias. A partir de então, tornou-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres. Nos anos de 1960, a data já estava praticamente consolidada.

"Homenagear você mulher é reconhecer todas as suas qualidades e conquistas, pois conseguir superar cada desafio diário só mesmo para alguém com tanta energia e vitalidade. A UVP Mulher valoriza sua luta histórica por melhores condições na sociedade, especialmente na esfera política, e reforça o apoio a favor da igualdade de gênero e oportunidades", declara Célia Cardoso, coordenadora da UVP Mulher.

Parabéns!!



Assessoria de Comunicação UVP, 08.03.2016