VEREADOR: O POLÍTICO MAIS PRÓXIMO DO CIDADÃO

UVP Mulher apoia o Outubro Rosa

A União dos Vereadores de Pernambuco, através da UVP Mulher, aderiu ao movimento Outubro Rosa, uma campanha de prevenção ao câncer de mama e colo do útero que é comemorada neste mês de outubro.

O Outubro Rosa foi criado na década de 1990, nos Estados Unidos, e tem como principais características realizar ações para estimular a participação da população, empresas e entidades, além de iluminar monumentos e prédios públicos de rosa durante o mês.

Em muitas cidades do interior de Pernambuco as mulheres têm dificuldades de fazer a prevenção, principalmente as que vivem no campo, pois não têm acesso ao exame. A coordenadora da UVP Mulher Célia Cardoso sabe disso.  “Aqui em Arcoverde, meu município, temos o Centro de Saúde da Mulher, mas a grande maioria das cidades do interior não disponibiliza a mamografia, infelizmente”.

Segundo a coordenadora, é importante buscar ajuda ao governo. “A gente faz um alerta para que os municípios tracem uma campanha no intuito de facilitar o acesso ao exame todos os dias, e cabe a nós como legisladores viabilizar para que esse tratamento seja feito o mais rápido possível”, ressalta Célia Cardoso.

Aqui no Recife a programação reúne mais de 300 atividades com palestras sobre a doença, rodas de debate nas unidades de saúde, atividades educativas e serviços voltados para a população que devem acontecer durante todo o mês.

Além disso, haverá um mamógrafo móvel ofertando exames de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.


Mulher consciente faz o autoexame e se previne!


Assessoria UVP, 02.10.2015