Guia atrai 46% dos eleitores

...

19/08/2008 /08/2008
Guia atrai 46% dos eleitores

De acordo com pesquisa JC/Vox Populi, quase a metade dos eleitores recifenses pretende acompanhar o programa eleitoral na TV, que começa hoje.
Se depender da aceitação dos eleitores recifenses, o horário eleitoral gratuito – que vai ao ar a partir de hoje no rádio e na televisão – ainda é uma boa opção para ajudar a escolher candidatos a prefeito e vereador. Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, com exclusividade para o Jornal do Commercio, aponta em 46% o percentual dos eleitores do Recife que pretendem acompanhar os programas do guia eleitoral na televisão. Outros 53% dos entrevistados no levantamento informaram que não pretendem assistir aos programas. Apenas 1% preferiu não responder a pergunta.
O número de entrevistados que informaram pretender acompanhar o guia é significativo, ao se levar em consideração que representa quase a metade do eleitorado da capital. E ainda por se tratar de um instrumento de campanha que, ao longo dos anos, tem gerado polêmica quanto à sua eficácia, e sempre é alvo de críticas de parte dos eleitores que afirmam desligar a televisão. Além dos programas, há as inserções ao longo da programação das emissores, consideradas arma mais eficaz para os candidatos majoritários.
Entre os eleitores que pretendem assistir aos programas dos candidatos a prefeito, predominam os homens, com 49%, contra 43% de mulheres que estarão diante da televisão. A pesquisa JC/Vox Populi também investigou as faixas etárias mais atraídas pelo guia eleitoral. Jovens de 16 a 24 anos se dividem de forma exata: 50% pretendem assistir e 50% informaram que não vão acompanhar os candidatos na telinha. Quem mais rejeita os programas são adultos entre 25 e 29 anos de idade: 56% não pretendem assistir.
Quando aos avaliados por escolaridade, a faixa de eleitores mais atenta aos programas é a que vai até a 4ª série do ensino fundamental, com 48% de audiência. Entrevistados que possuem até o ensino médio são os menos interessados nos programas, ainda de acordo com a pesquisa: 55% disseram que não vão assistir ao guia.
Divididos por renda familiar, os eleitores mais interessados no guia são os que ganham entre 5 e 10 salários mínimos. Os menos interessados estão na faixa que percebe acima de dez salários mínimos. A pesquisa foi registrada na 9ª Zona Eleitoral, sob o número 035/2008, e ouviu 601 eleitores maiores de 16 anos, residentes no Recife, entre os dias 12 e 13 de agosto – semana passada. A margem de erro do levantamento é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE