Histórico

A história da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP teve início em 20 de outubro de 1975, quando um grupo de 22 vereadores se preocupou em criar uma entidade que defendesse e valorizasse a classe.

A União é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, sendo órgão máximo de representação das Câmaras Municipais e dos vereadores de Pernambuco. Trabalha intensamente a valorização do político que atua mais próximo da população, destacando-se no cenário político pela unidade da categoria, defesa dos interesses do parlamento municipal e prestação de serviços aos associados.

O primeiro presidente da UVP foi eleito em 1976, o vereador de Recife Expedito José Correia de Oliveira Andrade, falecido em 2011. Naquela época, a principal atividade da UVP era a realização de encontros para discutir temas ligados aos municípios e conscientizar os vereadores da necessidade do bom cumprimento dos seus deveres.

Sempre à frente dos movimentos locais e nacionais em defesa da classe, a entidade se mobiliza e participa para barrar Emendas Constitucionais que prejudicam o Poder Legislativo Municipal, entre elas a vitória contra o Projeto de Emenda Constitucional nº 375/01 que previa a extinção da remuneração dos vereadores dos municípios com até 20 mil habitantes e a diminuição da remuneração dos vereadores dos demais municípios; a ação coletiva contra o INSS, que em 2002, estabeleceu a cobrança de contribuição previdenciária em relação ao subsídio dos vereadores e sobre a folha de pagamento das câmaras; e a exclusão da verba de representação dos presidentes de câmara da folha de pagamento, em 2014.

Outros vereadores presidiram a entidade como Romildo Gomes (Recife), José Lopes da Silva Filho (Caruaru), Vanildo Leite (Olinda), Liberato Costa Júnior (Recife), José Barbosa (Belo Jardim), João Batista Rodrigues (Triunfo) e Severino Farias (Surubim).

Há 40 anos a serviço do Poder Legislativo Municipal, a União procura integrar, capacitar e fortalecer os legítimos representantes da população, buscando sempre manter as conquistas do parlamento municipal, defendendo a democracia e a transparência como alicerces para a construção de uma sociedade mais justa e participativa.

A ampliação de parcerias também faz parte do trabalho da UVP que visa dar notoriedade à instituição, favorecendo uma relação cada vez mais harmônica entre os Poderes no âmbito municipal e estadual. O Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público, a Controladoria Geral da União, o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa do Estado, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), são alguns órgãos parceiros que participam das atividades de capacitação e lutas políticas em favor da valorização dos vereadores.

A “Casa do Vereador”, situada no bairro da Madalena, no Recife, hoje conta com uma estrutura completa para atender aos vereadores. Nela estão disponíveis serviços de escritórios, hospedagem para os vereadores das câmaras afiliadas que se deslocam do interior ao Recife, assessorias jurídica e de comunicação, espaço para reuniões, eventos e cursos de capacitação, além do acervo histórico da entidade.

Tendo em vista ser uma entidade conectada à realidade social e levando em consideração a força e sensibilidade da parlamentar mulher, em 2001, a UVP criou uma coordenadoria que busca garantir os direitos e prerrogativas das mulheres vereadoras, bem como o fortalecimento e consolidação da representação política das mulheres em todo o Estado, chamada de “UVP Mulher”.

Atualmente, a o UVP é presidida pelo vereador Josinaldo Barbosa, do município de Timbaúba, que foi eleito em março de 2015, durante o Congresso Estadual de Vereadores realizado em Triunfo, Sertão de Pernambuco.

Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE