Mudança não agrada vereadores

...

17/09/2008 /09/2008
Mudança não agrada vereadores

A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 333 (PEC), que aumentará o número de vereadores de 51.748 para 59.79, trará mais três parlamentares para a Câmara Municipal do Recife no próximo ano. Dessa forma, o número de vagas passará de 36 para 39. A maioria dos parlamentares acredita que a representatividade dos eleitores recifenses ficará melhor representada, mas os cortes no orçamento já começam a preocupar. O presidente da Casa, Josenildo Sinésio (PT) foi enfático ao repudiar a redução do duodécimo da Câmara, que cairá de 5% para 2%. “Vários legislativos do País correrão o risco de fecharem às suas portas. Agora, achamos importante a representação maior de parlamentares para o Recife”, disse.
O vereador Luiz Helvécio também pensa dentro da mesma linha de raciocínio. “Fico preocupado com a perca de receita. Nem sempre uma bancada maior indica uma maior representatividade”, relatou. Para o líder da oposição, vereador Daniel Coelho (PV), o aumento de parlamentares não vai alterar a representatividade da população dentro da esfera do Legislativo. “Temos que esperar para saber como vai ficar a questão orçamentária. Mesmo sendo um pequeno acréscimo teremos nossa verba diminuída”, comentou.
A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) não concordou com a aprovação da PEC.  “Uma afronta ao Poder Legislativo Municipal e à representatividade popular nos municípios”, disse o presidente da UVP, João Batista Rodrigues (PTB). A PEC de autoria do deputado federal Valter Penido (DEM-MG) será encaminhada para votação do Senado, que deverá passar pelo crivo dos senadores até 30 de junho - data-limite para a realização das convenções partidárias.

Fonte: Folha de Pernambuco - Política
Publicado em 29.05.2008


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE