Presidente da Câmara de Terra Nova presta contas em processo eletrônico com antecedência

...

20/03/2015 16:30:17
Presidente da Câmara de Terra Nova presta contas em processo eletrônico com antecedência

Os gestores de mais de 1.000 órgãos públicos do estado de Pernambuco, este ano, estão tendo que se adaptar à nova forma de envio dos documentos que compõem a prestação de contas anual, obrigatória para todo órgão público, como manda a Carta Magna nacional.

O Tribunal de Contas do Estado implantou o E-TCEPE, Sistema de Processo Eletrônico pelo qual a documentação exigida deve ser alimentada e enviada 100% em formato digital. Como tudo que é novo causa dúvidas e preocupações, gestores do estado vêm se batendo para cumprir o prazo de entrega da prestação. Por outro lado, o TCE garante que a nova forma de envio irá trazer inúmeros benefícios, entre eles, a celeridade no julgamento dos processos, economia de toneladas de papel, acesso mais facilitado às documentações tanto para a população, quanto para outros órgãos fiscalizadores, entre outros. Devido o grande fluxo de gestores e equipes administrativas em dúvidas quanto à alimentação adequada no E-TCEPE, nos últimos dias, o Tribunal de Contas intensificou o horário de atendimento aos gestores, a fim de sanar todos os problemas e garantir que o prazo seja cumprido. O prazo para a entrega da prestação é até o dia 30 deste mês para órgãos do estado e 31 para órgãos municipais e mesmo com todo o apoio da equipe do TCE, ainda existem mais de 100 unidades jurisdicionadas que nem sequer possuem gerenciadores cadastrados para alimentar o sistema. "As unidades que não fizerem o cadastramento dos seus usuários como titular, contador, ordenador de despesa, controle interno e outros, ficarão impedidas de enviar a prestação de contas. Por isso a importância da urgência nesse procedimento", afirmou a gerente do processo eletrônico do TCE, Adriana Dubeux.

Em Terra Nova, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Callou (Foto / PR), não se esquivou diante do desafio de prestar contas na nova modalidade e protocolou hoje (20), com 10 dias de antecedência, toda a documentação exigida pelo TCE para formalizar a entrega de sua prestação de contas do exercício de 2014. Além do presidente, também assinaram os documentos digitalmente, a contadora Valkiria Cavalcanti, o controlador interno, Odlanier Ribeiro e a tesoureira, Maria de Cássia. A Câmara de Terra Nova está entre os primeiros órgãos a prestar contas no novo formato.


Fonte: Assessoria Câmara de Terra Nova, 20.03.2015


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE