Sertão do Araripe: só três prefeitos se reelegem

...

16/10/2008 /10/2008
Sertão do Araripe: só três prefeitos se reelegem

Na região do Sertão do Araripe, com 10 municípios, só três prefeitos conseguiram reeleição no pleito passado e apenas um elegeu o sucessor. Em Araripina, maior colégio eleitoral da região, o candidato da situação, deputado Emanuel Bringel(PSDB), foi derrotado pelo candidato da Frente Popular, ex-vereador Lula Sampaio (PTB). Foi uma vitória acachapante: 22.223 votos contra 16.860.
O prefeito de Exu, Jailson Bento (PSB), perdeu para o ex-vice-prefeito Leonardo Saraiva (PR). O atual prefeito de Bodocó, Júnior Marcelino (PSDB), foi derrotado por Brivaldo Alves (DEM). Júnior, que foi vice de Alves, se elegeu com o apoio do ex-prefeito, de quem se tornou adversário. O placar foi de 11.702 contra 4.120.
Já em Ouricuri, o prefeito Chico Coelho, ferrenho adversário do governador Eduardo Campos no pleito de 2006 e que aderiu ao governo trocando o DEM pelo PDT, não conseguiu se reeleger. Coelho foi derrotado por Ricardo Ramos (PSDB), um candidato de última hora que substituiu o pai, Biu Ramos (PSDB), depois que este teve a sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Ramos responde a seis processos no Tribunal de Contas do Estado(TCE). Ricardo, que nunca disputou um cargo eletivo, obteve 13.805 contra 13.649 destinados a Chico Coelho. No município de Moreilândia, a persistência do ex-vereador João Angelim (PTB), que tentou a Prefeitura por mais de uma vez, venceu a hegemonia histórica do ex-prefeito José Miranda.
Angelim venceu o pleito contra o atual prefeito Jéser Sá (PR) por 3.210 votos contra 2.731. Jéser foi vice de José Miranda, que renunciou ao terceiro mandato no ano passado. O prefeito de Granito, João Bosco (PT), que ocupa o terceiro mandato (o segundo consecutivou) não conseguiu fazer seu sucessor por causa de um racha em sua bse de apoio.
Dr.Ronaldo Sampaio (PMDB) saiu vitorioso com 2.331 votos contra 1.633 obtidos por Dr. Lano (PT). Depois de uma refrega que resultou em uma "acomodação politico-partidária do Paraguai" - união do PT com o DEM e PSDB, o prefeito de Trindade, Gerôncio Figueiredo (PT), conseguiu reeleição para o terceiro mandato (o segundo consecutivo). Numa eleição apertada, Figueiredo obteve 6.749 votos contra 6.575 dados ao Dr. Everton (PR).
Na condição de livre atirador e com apoios em níveis municipal, estadual e federal- e com os seus principais adversários politicamente enfraquecidos - o prefeito de Ipubi, Chico Siqueira (PSB), foi reeleito para o segundo mandato consecutivo com 10.997 votos. O candidato alternativo do PT, João Rodrigues, ficou com 2.420 votos.
A prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares, obteve a segunda maior explosão de votos do Araripe. Ela conseguiu sua releição com 6.354 votos contra 1.459 destinados do ex-prefeito José Jesus Guimarães, o Zé do Brejo (PTB). Eliane é afilhada de batismo e política de Zé do Brejo - de quem foi tesoureira. Em 5 de outubro ela imprimeu a segunda derrota consecutiva ao padrinho.


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE