Nordeste terá duas prefeitas de capitais

...

21/10/2008 /10/2008
Nordeste terá duas prefeitas de capitais

Das nove capitais do Nordeste, apenas duas serão comandadas por mulheres nos próximos quatro anos. Fortaleza reelegeu Luizianne Lins (PT) e Natal escolheu Micarla Sousa (PV). No Brasil, seis mulheres foram eleitas prefeitas nas capitais já no primeiro turno. Já a representação feminina nas câmaras municipais está assegurada em todas as capitais nordestinas. Em todas há, pelo menos, uma vereadora eleita.

Maceió é a capital com o maior número de vereadoras, pois um terço da nova bancada será feminina - dos 21 parlamentares, sete serão mulheres. Maceió também registrou a maior votação para vereadora no Brasil: a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) obteve mais de 29 mil votos na capital.


São Luís foi a capital com menor representatividade feminina, elegendo apenas uma mulher, no último dia 5. Em compensação, dos 41 vereadores de Salvador , seis são representantes femininas. Fortaleza e Aracaju ganharam quatro vereadoras, Recife e Teresina elegeram três, cada. Em Natal e João Pessoa, apenas duas mulheres conseguiram se eleger.


Para Priscila Krause (DEM), vereadora reeleita no Recife, a tendência é que a representação feminina aumente nos próximos anos. “Quando eu me candidatei nas eleições de 2004, muita gente falava: você tão jovem e mulher se metendo em política. Nessa campanha, não ouvi mais esse tipo de colocação. Isso indica que já há uma mudança na visão do eleitorado”, ressaltou.

Fonte: Folha de Pernambuco                                                                  20/10/08


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE