Mandatos estaduais e federais são poucos

...

21/10/2008 /10/2008
Mandatos estaduais e federais são poucos

Se para as mulheres já é um desafio ocupar vagas nas câmaras municipais e prefeituras, obstáculo maior elas encontram para chegarem às assembléias legislativas, Câmara Federal e ao Senado. Mesmo com números ainda tímidos, as eleições de 2006 mostraram avanços importantes. O mais significativo deles foi a candidatura de duas mulheres para a Presidência da República: Heloisa Helena (PSol-AL) e Ana Maria Rangel (PRP/RJ).

O Senado teve um terço das suas vagas renovadas em 2006. Nesse pleito, as mulheres concorreram em 19 unidades federativas e representaram 15,9% do total de candidaturas, revela a pesquisa feita pelo Centro de Informação, Pesquisa e Comunicação da Mulher. No entanto, das 35 candidatas, apenas cinco foram eleitas, dessas, duas são nordestinas: Rosalba Ciarlino (DEM/RN) e Maria do Carmo (DEM-SE).


À frente dos governos estaduais, houve um avanço tanto no número de eleitas, quanto na quantidade de candidatas. Ao todo, 26 mulheres concorreram ao cargo de governadora. Três destas foram eleitas, entre elas há uma nordestina: Wilma de Faria (PSB), do Rio Grande do Norte. A Região Nordeste foi a que mais lançou candidatas para os governos estaduais. Ao todo, dez candidaturas femininas foram lançadas na região.


O Nordeste também foi quem mais elegeu deputadas estaduais. A Região possui 42, das 123 eleitas. Em todo o Brasil, 1.784 mulheres se candidataram. Na Assembléia Legislativa de Pernambuco, por exemplo, dos 49 deputados, seis são mulheres. A partir de janeiro de 2009, entram mais duas na assembléia, que até então eram suplentes - Izabel Cristina (PT) e Dilma Lins (DEM).


Na Câmara dos Deputados, 20% das 45 mulheres eleitas deputadas federais são nordestinas, ou seja, a Região possui, hoje, nove deputadas federais. No entanto, apenas cinco, dos nove Estados nordestinos, têm representantes mulheres na Casa. A Bahia lidera com quatro deputadas - Lídice da Mata (PSB), Jusmari Oliveira (DEM), Alice Portugal (PCdoB) e Tonha Magalhães (DEM), em seguida vem Rio Grande Norte, com duas parlamentares - Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB). Pernambuco, Ceará e Maranhão possuem uma deputada cada - Ana Arraes (PSB), Gorete Pereira (PL) e Nice Lobão (DEM), respectivamente.

Fonte: Folha de Pernambuco                                                             20/10/08


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE