Candidatos a vereador estréiam guia

...

19/08/2008 /08/2008
Candidatos a vereador estréiam guia

Começa hoje a transmissão do tão esperado (pelos candidatos) guia eleitoral na televisão e no rádio. Serão 60 minutos diários de horário eleitoral gratuito, até o dia 2 de outubro, divididos em dois blocos, nesta primeira etapa da eleição. Na TV, será das 13h às 13h30 e 20h30 às 21h. No Rádio, o programa será transmitido das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. O horário eleitoral gratuito começa com os candidatos a vereadore. A coligação de maior tempo é a Frente do Recife (veja quadro), seguida do PMDB, DEM, PSDB e a aliança Recife no Coração. Partidos menores, como PSOL, PSTU, PHS e PSDC, têm menos de 40 segundos para darem seus “recados”. O guia dos postulantes a prefeito tem início amanhã.
Por conta do pouco tempo de cada candidato (são 712), o programa dos proporcionais é utilizado para apresentação dos aspirantes à Câmara de Vereadores. Até quem já tem mandato fica impossibilitado de apresentar seus feitos. “O candidato só tem 10, 20 segundos. É muito pouco, não dá para dizer nada. É uma divulgação do nome”, avalia Daniel Coelho (PV), candidato à reeleição.
Segundo ele, o guia “influencia muito pouco” no voto do eleitor, pois a população está “saturada de política” e a maioria do povo desliga a TV no horário eleitoral. Na avaliação de Coelho, as inserções dos candidatos majoritários é que têm “papel decisivo”. “Elas (as inserções) entram no momento em que as pessoas não estão esperando, quando estão assistindo às novelas, noticiário”, analisou.
A vereadora Priscila Krause (DEM), que também tenta se reeleger, pensa um pouco diferente. Ela acredita que o programa gratuito atinge um determinado número de pessoas que o candidato não consegue chegar próximo. “Mesmo que as pessoas digam que não assistem ao guia, há uma parcela da população que vê e que gosta”, avaliou. Na opinião de Priscila, o guia ajuda tanto quem é candidato pela primeira vez quanto os que estão tentando renovar o mandato.
Mas ela alerta para o cuidado com os excessos, pois pode “prejudicar” o postulante a prefeito. “Tem que ter cuidado com o que vai se mostrar e com o que vai se dizer, porque isso reflete na majoritária. Mesmo que saia da boca de um vereador, mas ele faz parte daquele partido, daquela coligação”, ressaltou a democrata.


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE