Vereadores do Cabo na berlinda

...

24/11/2008 /11/2008
Vereadores do Cabo na berlinda

Durante encontro da UVP, em Caruaru, parlamentares questionam viagem feita por prefeito e vereadores, sob investigação do TCE e Ministério Público

CARUARU – Participantes do 32º Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras, aberto ontem, nesta cidade do Agreste, comentaram as denúncias contra vereadores da Câmara do Cabo de Santo Agostinho. Para eles, os fatos devem ser investigados e, se forem comprovadas irregularidades, os responsáveis punidos. “O correto é investigar se houve algo errado. Se o dinheiro público foi usado, os responsáveis devem ser afastados”, disse Orlando Amorim (PP), vereador em Lagoa dos Gatos.

Para Luiz Abel Arruda, do PR de Sertânia, é preciso averiguar se a viagem foi a trabalho ou turismo. “Se houve alguma coisa ilegal eles devem responder na Justiça.” A mesma opinião tem José Walter da Costa, do PSDB de São Bento do Una. Para ele, se a denúncia for comprovada, os responsáveis devem ser punidos. “Muitas vezes os participantes não vão nem ao evento. Vão farrar, se divertir”, disse.

Para João Batista Rodrigues (PMN), presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) – entidade que organizou o congresso estadual –, existem problemas em qualquer categoria. “E como se trata de agentes públicos, a gente sabe que a cobrança da imprensa é muito maior. Temos a preocupação de administrar com competência, tanto que trouxemos representantes do Movimento de Combate à Corrupção, do Ministério Público e da Controladoria-Geral da União”, disse, estranhando a participação de vereadores em congressos fora do Estado “quando há, aqui, congressos de qualidade”.

João Batista disse que, pelas informações que dispõe, não foram utilizados recursos da Câmara na viagem dos parlamentares do Cabo. “Foi uma viagem particular, de uma ala política. Se fosse da Câmara, iriam representações de todos os partidos”, finalizou.

A abertura do 32º Congresso Estadual de Vereadores aconteceu na manhã de ontem, com palestras do presidente da UVP, João Batista, do prefeito de Caruaru, Manoel Teixeira (PSDC), e do presidente da Câmara, Gilvan Reis (DEM), no auditório da Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip), que ficou lotado a maior parte do tempo. Entre os temas debatidos estava a importância da entidade representativa do Legislativo Municipal na prestação de serviços, projetos e lutas em favor do vereador. Também foram discutidas as obrigações das câmaras e prefeituras em final de mandato e a emenda constitucional que altera o número de vereadores e o repasse de recursos para as câmaras municipais. O encontro termina hoje com debate sobre o tema: Os desafios do mandato do vereador.


Fonte: Jornal do Commercio (22/11/2008)


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE