Justiça indefere candidatura de irmãos a prefeito e vereadora de Aliança

...

15/08/2008 /08/2008
Justiça indefere candidatura de irmãos a prefeito e vereadora de Aliança

A Justiça Eleitoral indeferiu, na última quinta-feira (14), as candidaturas dos irmãos Carlos José de Almeida Freitas e Ana Maria de Almeida Freitas. Eles são, respectivamente, ex-prefeito e ex-vereadora de Aliança, Zona da Mata de Pernambuco, e tentavam se eleger para os mesmo cargos dos quais foram afastados em agosto do ano passado.
O Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato dos dois por se envolverem em um esquema de compra de votos fazendo uso da máquina pública. Com a decisão da última quinta, eles não poderão se candidatar novamente por, pelo menos, cinco anos.
O que motivou o indeferimento da candidatura foi uma série de irregularidades administrativas levantadas pela promotora de Justiça Sylvia Câmara. Os irmãos, mais conhecidos como Carlos Freitas e Nanete, pertencem à coligação partidária União por Aliança (PT, PSL, PFL e PSDB).
De acordo com a promotora, o indeferimento das duas candidaturas não teve relação direta com o escândalo que os afastou dos cargos nem com os processos criminais dos quais são réus. "O que motivou a impugnação foi a ausência da quitação com a Justiça Eleitoral, diante dos processos de rejeição de contas do Tribunal de Contas da União e do Tribunal de Contas do Estado", explicou.
A assessoria de comunicação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou que, no tempo em que foi prefeito de Aliança, Carlos Freitas cometeu uma série de irregularidades, como gastos com pessoal acima do permitido, fracionamento de despesas como forma de burlar o processo licitatório e concessão irregular de diárias – inclusive em favor de Nanete, que ocupava, então, o cargo de vereadora.
O ex-prefeito também não comprovou a aplicação de um recurso de R$ 85 mil referente a um convênio para aplicação do Plano de Erradicação do Aedes aegypti (mosquito da dengue) em Aliança.
Sua irmã, que também é ré em vários processos penais em curso, já chegou a ser condenada em primeira instância por tráfico internacional de crianças e improbidade administrativa.


Entre em contato

81 3228.6465

Onde estamos

Rua Altinho, 19, Madalena
Recife, PE